shield_white

DIREITO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL

 

PATENTE DE DESIGN

A Patente de Design é emitida para um novo, original e ornamental design incorporado ou aplicado a um artigo de fabricação. Ela permite ao seu proprietário excluir outros de fazer, usar ou vender o projeto para um período de quatorze anos a partir da data de concessão da patente.

Leia abaixo para mais informações ou contacte-nos hoje para falar com um dos nossos advogados de patentes.

Preencha o formulário para falar com um ADVOGADO LOIGICA!

LEI DE PATENTES

Patentes:  Uma patente é um direito exclusivo ou monopólio predeterminado concedido a uma pessoa pelos Estados Unidos para excluir outros de fazer, usar, vender ou oferecer para vender a invenção da pessoa nos Estados Unidos ou importar para os Estados Unidos para toda a duração do o prazo da patente. 

Direitos de Patente: Uma patente proporciona a um titular da patente o direito exclusivo concedido pelo governo através de uma invenção para a duração do prazo da patente. Ele permite que o titular da patente tenha ganhos financeiros tanto explorando a invenção num produto comercial como licenciando-o a terceiros, por royalties e/ou outras considerações.

Tipos de Patente: 1) Utilidade, 2) Design e 3) Planta. Especificamente, a patente de utilidade protege os aspectos funcionais da presente invenção. A patente de design protege as características ornamentais da invenção. A patente de planta protege tipos assexuadamente reproduzidos e novas variedades de plantas.

Duração da Proteção: As proteções de patentes de patentes de utilidade e de planta duram 20 anos a partir da data de registro mais antigo. A protecção das patentes de design tem duração de 14 anos a partir da data de registro mais antigo.

Tipos de Pedidos de Patente: Um inventor pode solicitar para dois tipos de pedidos de patentes – 1) provisórios e 2) não-provisórios. Ambas as aplicações são arquivadas no United States Patent and Trademark Office (USPTO).

A aplicação provisória permite ao inventor obter uma data de registro eficaz com o USPTO. A aplicação provisória tem a duração de um ano após o qual ele é automaticamente abandonado. Uma aplicação não-provisória tem de ser apresentada durante o período de um ano para manter a data de arquivamento eficaz.

Uma aplicação não-provisória permite que o inventor inicie o processo de exame em seus méritos, obtenha uma data de depósito eficaz e inclua reivindicações válidas da invenção.

A data efetiva do registro é importante: Patentes nos Estados Unidos estão agora baseadas em um sistema first-to-file. A pessoa que deposita primeiro é premiada com data de prioridade efetiva para a invenção. Isto significa que o direito à concessão de uma patente para uma determinada invenção encontra-se com a primeira pessoa a apresentar um pedido de patente para a proteção dessa invenção, independentemente da data de invenção real.

Arte Prévia: A arte prévia pode ser definida como qualquer invenção semelhante à invenção do requerente descrita no pedido impresso, ou de uso público, na venda, ou de outra forma disponível para o público em geral, antes da data de apresentação da invenção reivindicada do requerente. A arte prévia também pode ser invenção reivindicada do candidato descrito na patente americana emitida, em um pedido publicado de patente dos Estados Unidos, ou uma aplicação estrangeira publicada designando os Estados Unidos e efetivamente registrada antes da data de arquivamento eficaz da invenção reivindicada do candidato.

MIAMI BRICKELL OFFICE

40 SW 13th Street,
Suite 102
Miami, FL 33130
USA

BOGOTA OFFICE

Calle 19 No. 4-88
Oficina 15-01
Bogota, DC 110321
Colombia

CONTACT US

Office: + 1 786.292.9704
Fax: + 1 305.830.9434

English/Español »